Lucas Margaria
Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.
Uma landing page é uma página única na qual o visitante chega após um clique em uma ação de marketing. Ela pode ser acessada por meio de um link patrocinado (Google Adwords, por exemplo), uma publicação nas mídias sociais, um banner ou uma campanha de marketing por e-mail.
Ao criar uma landing page, é preciso saber de que ela é uma página segmentada cujo objetivo é orientar os usuário a converter. Ou seja, executar a ação desejada – assinar um newsletter ou comprar um produto, por exemplo.
Sendo assim, como a landing page é mais focada na conversão do que outras páginas do seu site, mantenha-a simples e concisa para que um visitante ou lead possa executar a ação desejada.
Para criar uma landing page eficaz, comece se perguntando qual é o objetivo dessa página de destino? Confira dois objetivos comuns para tomar como base.
Se você deseja capturar informações de um visitante, deve criar uma landing page que integre um formulário com um chamada para ação (CTA). Além disso, você pode segmentar suas páginas de acordo com a jornada de compra do consumidor. Assim você saberá como abordar cada usuário de acordo com seu estágio no funil de vendas.
Landing pages promocionais consistem em criar páginas de destino específicas para cada uma das suas ações ou campanhas de marketing a fim de ajudar a aumentar suas taxas de conversão.
Os destinatários que clicarem no botão CTA da sua campanha de e-mail marketing, por exemplo, podem ser redirecionados para uma página de destino que promove um produto específico, um desconto, um download gratuito (ebook, aplicativo etc.), uma oferta etc.
1) Destaque sua chamada para ação (CTA). Posicione-a em um local estratégico e utilize cores contrastantes para chamar a atenção do público.
2) Pense na jornada de compra dos seus leads. Dessa forma, você saberá qual o conjunto de experiências e ações que os visitantes da sua página de destino já passaram e passarão a caminho da conversão. Para ser eficaz, esse deve ser um processo fácil, intuitivo e coerente.
3) Mantenha a identidade visual da sua marca em qualquer landing page para que os visitantes reconheçam sua empresa e entendam onde estão.
4) Torne o seu objetivo visível com um layout clean. Um design poluído pode gerar uma alta taxa de rejeição ou fazer com que o consumidor não encontre o formulário desejado.
5) Faça testes. Troque o conteúdo ou até o posicionamento e cor da CTA para entender quais abordagens funcionam melhor diante do seu público.
Após ler este artigo fica mais fácil saber o que é landing page e qual o papel dela no marketing digital, não é mesmo? Contudo você também precisa entender que ela é apenas uma etapa para levar o consumidor à conversão. Leia o nosso artigo sobre funil de vendas e entenda melhor essa jornada do consumidor digital.
Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.
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