Lucas Margaria
Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.
Todo empreendedor que utiliza estratégias de marketing digital deve considerar o funil de vendas. Afinal, na era da informação, a jornada de compra de um consumidor é longa. E, para alcançá-lo em todas as etapas, é necessário, primeiro, conhecê-las bem.
Uma empresa que entrega conteúdo de qualidade em todas as etapas do funil transforma visitantes em leads e leads em clientes. Porém esse é um processo trabalhoso, mas que pode ser automatizado, uma vez que você tem o material necessário.
Quer saber sobre a estrutura do funil de vendas e quais as etapas da jornada de compra do consumidor? Não perca nada deste artigo, pois aqui daremos a definição e dicas para você adquirir mais clientes com essa estratégia.
A definição de funil de vendas é mais simples do que parece. Isso porque ele diz respeito a entregar estratégias eficazes para seus consumidores, desde a fase de consideração até a compra. Sendo assim, o termo refere-se exatamente ao afunilamento promovido por essa ferramenta.
Para entender melhor o que isso significa veja, em detalhes, cada uma das etapas no próximo tópico.
Existem várias fases de um funil de vendas à medida que o usuário avança em sua jornada de compra. Abaixo está uma descrição rápida de cada uma delas.
Sensibilização: os clientes em potencial começam a conhecer seus produtos (exemplo: leitores do seu blog que procuram uma solução para um problema).
Interesse: clientes em potencial começam a se interessar pelo seu produto (exemplo: assinantes de email).
Avaliação: clientes em potencial avaliam seus produtos em comparação com seus concorrentes.
Decisão: os clientes em potencial decidem fazer uma compra.
Compra: Clientes em potencial se tornam clientes reais.
Dependendo do que você está vendendo, seu funil de vendas pode ser um processo mais longo do que outros. Produtos e serviços com preços maiores podem precisar de um funil de vendas e pontos de contato mais longos. Afinal, exigem que o consumidor esteja mais convencido sobre os benefícios para, finalmente, fazer a aquisição.
Além disso, mesmo não citando acima nas etapas do funil, o pós-venda é de extrema importância. Isso porque, quando bem feito, ele é a melhor estratégia de comunicação para fidelizar clientes.
Ter um funil de vendas definido dá a você a oportunidade de automatizar o seu processo de vendas.
O mapeamento da jornada de compra ajudará você a ser consistente com seu marketing e a medir o progresso que você faz em cada fase. Além disso, avaliar seu progresso é imprescindível, porque você pode começar a identificar onde precisa de ajustes para aumentar as conversões.
Bons funis de vendas entregam mensagens personalizada e conteúdo de qualidade. Portanto criam confiança e credibilidade ao longo do tempo. Assim, tornando-se autoridade no seu nicho, os consumidores têm um incentivo a mais para fechar negócio com você e não com seus concorrentes.
Esperamos que esta postagem introdutória aos funis de vendas seja útil para você! Fique ligado no blog da Aritimos para acompanhar mais novidades sobre o mercado digital.
Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.
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