Lucas Margaria
Graduado em publicidade propaganda e marketing, hoje ajudo empresas a se posicionarem na internet, por meio da redação SEO.
Você já deve ter notado a popularidade que as estratégias digitais estão tomando nos últimos tempos. Empresas de todos os tamanhos, influenciadores e até ONGs, hoje, utilizam a internet para se promover.
Diante disso, deixar de se posicionar online significa perder uma oportunidade dentro de um cenário em franco crescimento. Mas antes disso, responda à pergunta:
O que é marketing digital, quais seus conceitos e ações que o englobam?
Caso esteja em dúvida e queira uma resposta mais clara para ela, você chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos desmembrar todo o assunto para que você o coloque em prática de uma vez por todas.
Marketing digital é um conjunto de ações online com o objetivo de promover sua marca, produto ou serviço. Nos dias atuais ele ganhou tamanha proporção que, quando não encontramos uma empresa na internet, chegamos a suspeitar de fraude.
Porém quando e como chegamos até esse ponto? Para entender, veja um pouco da evolução do marketing digital.
Em meados da década de 90 eram poucos os sites, mas foi nessa época que surgiram algumas das grandes corporações, como o Google. De lá para cá, a internet foi se popularizando, as tecnologias se reinventando e hoje são milhões de empresas posicionadas online.
Nesse sentido, o grande destaque que o marketing digital adquiriu acontece devido às possibilidades que ele fornece.
Diferentemente da publicidade tradicional, na internet vemos um ambiente democrático. Isto é, um local no qual uma marca, de qualquer tamanho ou segmento, consegue se posicionar.
Enquanto anunciar na TV e outros meios offline é uma alternativa para apenas aqueles com grandes orçamentos, em canais como Facebook e Google a viabilidade é bem maior.
Na internet, você também terá uma capacidade de mensuração e segmentação como em nenhum outro canal. Enfim, são muitos as vantagens para listarmos todas aqui.
Veja mais em “5 benefícios do marketing digital para sua empresa”.
Nem toda ação feita na internet por sua empresa pode ser considerada marketing digital. Nesse sentido, é muito importante mapear quais os caminhos mais importantes para concentrar seus esforços em resultados.
Quando falamos que são muitas as possibilidades dentro desse cenário, não é para menos. No marketing digital, você pode adaptar suas ações de acordo com suas necessidades e carências.
Por isso, neste tópico, separamos 5 estratégias importantes para você descobrir quais as melhores alternativas para você. Contudo é importante saber que uma não exclui a outra.
No ambiente digital, um planejamento multicanal ajuda a alcançar seu público em todos os estágios da jornada de compra.
Os Links Patrocinados são, em poucas palavras, a compra de mídia na internet. Empresas interessadas nessa estratégia podem encontrar a soluções nos resultados de busca, redes de publicidade nativa ou mídia programática.
Entre todos, o Google é opção mais conhecida e utilizada por marcas de todos os tamanhos. Nele você tem acesso ao Google Ads, para veicular seus anúncios nos resultados de busca, em Display ou em vídeo.
Além do maior buscador do meio digital, na internet você tem outras possibilidades. Plataformas, como o Taboola, fazem o intermédio da negociação entre anunciantes e produtores de conteúdo. Isto é, você pode comprar espaço publicitário de blogs do seu nicho por meio de uma empresa terceira.
Enquanto os links patrocinados correspondem à compra de espaço publicitário, estratégias de SEO (Search Engineering Optimization) buscam melhorar posicionamento orgânico.
Para explicar melhor, tome como exemplo os resultados do Google. Após fazer uma pesquisa sobre um termo, como “Agência de Marketing Digital”, normalmente os três primeiros resultados serão links patrocinados. Ou seja, as empresas pagaram para estar ali.
Já os dez resultados seguintes são resultados orgânicos. Mas como fazer para chegar até lá?
Esse é um caminho longo e trabalhoso, menos custoso que o Google Ads. São muitos os fatores de ranqueamento considerados por um mecanismo de busca. Aprimorar o seu site para todos leva tempo, sendo assim essa é uma estratégia que deve ser pensada a longo prazo.
Mesmo sabendo todas as técnicas de SEO, você precisa ter conteúdo relevante para seu público. As pessoas estão sempre procurando respostas para suas dúvidas na internet. Assuntos como “o que é marketing digital”, por exemplo, tem grande volume de buscas.
Cabe a você fazer uma pesquisa de palavras-chave e identificar quais são as intenções do seu consumidor no momento. Um conteúdo bem estruturado pode ser o primeiro contato de um consumidor com a sua marca.
Portanto, mesmo sem a intenção de vender, saiba que vale a pena educar um prospect com vídeos, artigos, infográficos, etc. Afinal, ele pode se tornar seu futuro cliente.
Com o crescimento das redes sociais, podemos afirmar com propriedade que o seu cliente também está por lá. Instagram e Facebook, por exemplo, somam bilhões de usuários e, com suas características particulares, podem ajudar sua empresa a decolar.
Ambos dividem suas atenções entre mídias pagas e orgânicas.
No Facebook, a prioridade as maiores oportunidades estão na compra de mídia. Afinal o alcance das publicações orgânicas tem caído ano a ano. Por outro lado, com o Facebook Ads (plataforma para anunciantes) você pode segmentar seu público para veicular anúncios em vídeo, imagem, link ou carrossel.
O instagram, por sua vez, permite que as empresas se destaquem anunciando ou publicando no seu perfil. Principalmente se o seu nicho oferecer bons recursos visuais, você tem uma grande arma na mão. Isso porque o engajamento do público, tanto no stories quanto no feed, é um dos mais altos entre as redes sociais.
Por último e não menos importante temos o e-mail marketing. Mesmo com uma taxa de abertura baixa, essa pode ser uma das melhores estratégias para converter leads em clientes.
Ter uma lista de emails qualificada é essencial para toda empresa, porém exige cuidado. Nem pense em comprar contatos, conquiste-os gradualmente.
Afinal, quando se tem a permissão dos leads para enviar emails, você tem consumidores disponíveis para receber uma abordagem direta e personalizada.
E então, deu para entender o que é marketing digital, suas vertentes e como colocar em prática? Não deixe de acompanhar o blog da Aritimos para aprender muito mais!
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